1)
Trabalhos publicados em periódicos:
1.1 - HORA,
W. R.; CHAPANI, D.T. Por que os professores participam de ações de formação continuada? Tecné, Episteme y
Didaxis, n. extra., outubro
de 2011.
1.2 - SANTOS, E. O.; RODRIGUES, A. S.; SANTOS, C. S. S.;
LIMA, M. C. C. L.; CHAPANI, D. T. Análise das possíveis contribuições de uma
determinada sequência didática para o processo de ensino-aprendizagem sobre os
insetos. Revista de Ensino de
Biologia da Associação Brasileira de Ensino Biologia, v. 5, 2012, s.p.
1. 3 - SOUZA, A. S.; SOUZA, M. L. Ensinando sobre artrópodes: análise de uma
sequência educativa no ensino fundamental. Revista de Ensino de
Biologia da Associação Brasileira de Ensino Biologia, v. 5, 2012, s.p
1.4 - Chagas Sobrinho, L. F., Chapani, D. T., Soares, M. N. Possibilidades de experiências formativas no contexto da realização de um minicurso sobre o tema “água”. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Año 2014, Número Extraordinario
1.4 - Chagas Sobrinho, L. F., Chapani, D. T., Soares, M. N. Possibilidades de experiências formativas no contexto da realização de um minicurso sobre o tema “água”. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Año 2014, Número Extraordinario
2) Trabalhos apresentados em eventos.
2.1 - CHAPANI, D.T. Ações e resultados do projeto 'A difusão da ciência como
possibilidade de ação inclusiva' no ano de 2011. In: Simpósio da Rede
Nacional de Educação e Ciência. Búzios-RJ, de 03 a 06 de junho de 2012.
2.2 - DUARTE, A. C. S.; CHAPANI, D. T. Possibilidades de difusão científica em espaços intersticiais entre universidade e escola. In: X Jornadas Nacionales V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología: Entretejiendo la enseñanza de la Biología en una urdimbre emancipadora. De 11 a 13 de Octubre de 2012. Villa Giardino. Córdoba. Argentina. Memórias... Córdoba: ADBIA, 2012.
2.3 - SANTANA, T. A., BASTOS, A. P.; TEIXEIRA, P. M. Trabalhando a educação alimentar segundo referenciais do movimento CTS. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências (II). Universidade Federal do Rio Grande, 2012.
2.4 - CHAPANI, D. T.; SOUZA, A. L. S. Avaliando uma proposta de formação continuada de professores de Ciências. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (VI). Anais... São Cristóvão: UFS, 2012.
2.5. CHAPANI, D. T. Educação científica e inclusão: fundamentos para avaliação de um projeto de difusão científica. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XVI). Campinas: UNICAMP, 2012.
2.6 - CHAPANI, D. T. O subprojeto “Debates em Educação Científica” no contexto do Programa Novos Talentos: propostas, ações e avaliação" In: Debates em Educação Científica. Jequié: UESB, 2012.
2.7 - CHAPANI, D. T. Difusão científica e inclusão: as ações do Programa Novos Talentos na UESB como mote para a discussão. In: Vila da Ciência. Jequiié, UESB, 2012.
2.8 - ALMEIDA, M. S. N; MACIEL, V. B; SANTOS, J. S; BRANDÃO, M. C. P. G; BARBOSA, A. A. L. Compreendendo o trabalho científico com base na história de Gregor Mendel e da experimentação . Congresso Brasileiro de Genética (58), Foz do Iguaçu, 2012.
2.9 - CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. O uso de metodologias de ensino diversificadas por licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (IV). Anais...Bauru: Faculdade de Ciências da UNESP, 2013, p. 690-696
2.10 - CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. Professores como Protagonistas: a participação de docentes de educação básica em um evento de educação científica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (IV). Anais...Bauru: Faculdade de Ciências da UNESP, 2013, p. 697-703
2.11 - LIMA, M. R.: SANTOS, D. J; SOARES, M. N. “Viajando pelo sistema solar”: considerações sobre uma prátiva pedagógica com alunos de ensino fundamental. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia (V). Atas... Natal: SBEnBio, 2013.
2.12 - SILVA, M. F.; BARRETO, R. C. A. B. Aspectos perceptivos e afetivos de uma aula de campo no bioma caatinga. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia (V). Atas... Natal: SBEnBio, 2013.
2.13 - SILVA, V. O.; CHAPANI, D. T. O professor pesquisador e sua valorização em eventos científicos. In. Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores (II). Anais... Jequié: UESB, 2013.
2.14 CHAPANI, D. T. As contribuições do Programa Novos Talentos - UESB para a formação de professores de ciências. In. Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores (II). Anais... Jequié: UESB, 2013.
2.15 CHAPANI, D. T. Ensino, pesquisa e extensão em ações de formação docente no contexto do projeto“A difusão da ciência como possibilidade de ação inclusiva”. In: Debates em educação científica 2013.
2.2 - DUARTE, A. C. S.; CHAPANI, D. T. Possibilidades de difusão científica em espaços intersticiais entre universidade e escola. In: X Jornadas Nacionales V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología: Entretejiendo la enseñanza de la Biología en una urdimbre emancipadora. De 11 a 13 de Octubre de 2012. Villa Giardino. Córdoba. Argentina. Memórias... Córdoba: ADBIA, 2012.
2.3 - SANTANA, T. A., BASTOS, A. P.; TEIXEIRA, P. M. Trabalhando a educação alimentar segundo referenciais do movimento CTS. In: Seminário Internacional de Educação em Ciências (II). Universidade Federal do Rio Grande, 2012.
2.4 - CHAPANI, D. T.; SOUZA, A. L. S. Avaliando uma proposta de formação continuada de professores de Ciências. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (VI). Anais... São Cristóvão: UFS, 2012.
2.5. CHAPANI, D. T. Educação científica e inclusão: fundamentos para avaliação de um projeto de difusão científica. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XVI). Campinas: UNICAMP, 2012.
2.6 - CHAPANI, D. T. O subprojeto “Debates em Educação Científica” no contexto do Programa Novos Talentos: propostas, ações e avaliação" In: Debates em Educação Científica. Jequié: UESB, 2012.
2.7 - CHAPANI, D. T. Difusão científica e inclusão: as ações do Programa Novos Talentos na UESB como mote para a discussão. In: Vila da Ciência. Jequiié, UESB, 2012.
2.8 - ALMEIDA, M. S. N; MACIEL, V. B; SANTOS, J. S; BRANDÃO, M. C. P. G; BARBOSA, A. A. L. Compreendendo o trabalho científico com base na história de Gregor Mendel e da experimentação . Congresso Brasileiro de Genética (58), Foz do Iguaçu, 2012.
2.9 - CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. O uso de metodologias de ensino diversificadas por licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (IV). Anais...Bauru: Faculdade de Ciências da UNESP, 2013, p. 690-696
2.10 - CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. Professores como Protagonistas: a participação de docentes de educação básica em um evento de educação científica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO (IV). Anais...Bauru: Faculdade de Ciências da UNESP, 2013, p. 697-703
2.11 - LIMA, M. R.: SANTOS, D. J; SOARES, M. N. “Viajando pelo sistema solar”: considerações sobre uma prátiva pedagógica com alunos de ensino fundamental. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia (V). Atas... Natal: SBEnBio, 2013.
2.12 - SILVA, M. F.; BARRETO, R. C. A. B. Aspectos perceptivos e afetivos de uma aula de campo no bioma caatinga. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia (V). Atas... Natal: SBEnBio, 2013.
2.13 - SILVA, V. O.; CHAPANI, D. T. O professor pesquisador e sua valorização em eventos científicos. In. Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores (II). Anais... Jequié: UESB, 2013.
2.14 CHAPANI, D. T. As contribuições do Programa Novos Talentos - UESB para a formação de professores de ciências. In. Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores (II). Anais... Jequié: UESB, 2013.
2.15 CHAPANI, D. T. Ensino, pesquisa e extensão em ações de formação docente no contexto do projeto“A difusão da ciência como possibilidade de ação inclusiva”. In: Debates em educação científica 2013.
2.16 - SOUZA, A. L. S.; CHAPANI, D. T. A participação delicenciandos de Ciências Biológicas em uma atividade extensionistae suas possíveis contribuições para a formação docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC (IX). Águas de Lindóia, de 10 a 14 de novembro de 2013.
3) Trabalhos de Conclusão de curso
3.1 - Santana, P. M. M. Uma proposta curricular e metodológica de genética humana baseada no movimento CTS. Trabalho de Conclusão de Curso.
Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste de
Bahia. Jequié: UESB, 2012.
3.2 - Souza, A. S. Ensinando sobre artrópodes: umaanálise de uma experiência didática com um grupo de estudantes de ensinofundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia. Jequié: UESB, 2012.
3.2 - Souza, A. S. Ensinando sobre artrópodes: umaanálise de uma experiência didática com um grupo de estudantes de ensinofundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia. Jequié: UESB, 2012.
3.3 - ALMEIDA, M. S. N. Simulação das estruturas e processos de síntese dos ácidos nucléicos e proteínas: avaliando o uso de um modelo didático. Trabalho de Conclusão de
Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do
Sudoeste de Bahia. Jequié: UESB, 2012
3.4 - SILVA, M. F. Percepção e aprendizagem do bioma caatinga pelos estudantes do ensino fundamental II Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.5 -DIAS, L. V. Análise de uma prática pedagógica com enfoque em ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de microbiologia - Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.6 - SOUZA, R. S. O papel do lúdico no ensino de botânica. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.7 - SILVA, L. N. Análise de uma prática pedagógica sobre a temática esquistossomose: importância do diálogo da educação em saúde de a perspectiva CTS. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.8 - FERREIRA, E. S. Análise de uma prática pedagógica na forma de minicurso com alunos do ensino médio: o desafio de promover os diversos aspectos socicientíficos. rabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.4 - SILVA, M. F. Percepção e aprendizagem do bioma caatinga pelos estudantes do ensino fundamental II Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.5 -DIAS, L. V. Análise de uma prática pedagógica com enfoque em ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de microbiologia - Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.6 - SOUZA, R. S. O papel do lúdico no ensino de botânica. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.7 - SILVA, L. N. Análise de uma prática pedagógica sobre a temática esquistossomose: importância do diálogo da educação em saúde de a perspectiva CTS. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
3.8 - FERREIRA, E. S. Análise de uma prática pedagógica na forma de minicurso com alunos do ensino médio: o desafio de promover os diversos aspectos socicientíficos. rabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié: UESB, 2013.
4) Anais do Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores
4.1 ) I Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores
4.2) II Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores
5) Livro de Resumos das apresentações dos Debates em Educação Científica 2011 (subprojeto 3)
4.1 ) I Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores
4.2) II Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores
5) Livro de Resumos das apresentações dos Debates em Educação Científica 2011 (subprojeto 3)
6) Coletânea
de trabalhos de participantes do projeto "Debates em Educação Científica
2011" ( original em CD)
7) Trabalhos sobre o projeto constante no CD "Debates em
Educação Científica"